O Vera Cruz Esporte Clube, foi um dos mais tradicionais time de futebol do agreste pernambucano, tido como o maior ríval do Central de Caruaru entre as décadas de 1940 e 1950.
Fundado em 13 de setembro de 1941 na cidade de Caruaru, o Vera Cruz que possuia as cores vermelho, preto e branco foi um dos clubes fundadores da Liga Desportiva Caruaruense (LDC) junto com São Paulo FC, Comércio FC e CE Rosarense.
Durante seus anos em atividade o Vera Cruz tinha um estadio próprio, o Campo do Vera Cruz de capacidade para 6.000 torcedores, hoje o mesmo é chamado de Estádio Antônio Inácio de Souza.
O Tricolor Caruaruense foi um dos mais asciduos participantes do Campeonato Caruaruense, tendo participado do mesmo initerruptamente de 1941 até o ano de 1964, onde o clube conquistou 07 títulos no certame, sendo até os dias de hoje o segundo maior campeão caruaruense(empatado com o Bahia).
 | Time do Vera Cruz no ano de 1961 - Foto: Arquivo pessoal. |
O declínio do Vera Cruz Esporte Clube se deu principalmente a profissionalização do seu maior ríval, o Central Sport Club, que passou a disputar o Campeonato Pernambucano da 1ª divisão de profissionais já no ano de 1961, desde então o clube veio perndendo prestigio no cenário futebolístico de Caruaru, até ser extinto definitivamente na década de 1970.
Obs: Em varias vezes nos jornais o clube era chamado tanto de Vera Cruz Futebol Clube, como também de Vera Cruz Esporte Clube, porém ao analisar o escudo de várias fotos do clube localizadas na internet, pode se constatar de que a sigla é VCEC e não VCFC, o que faz determinar que o clube se chamava de fato Vera Cruz Esporte Clube. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário