TRAMWAYS

TRAMWAYS
Nome Oficial
Tramways Sport Club
Fundação
24 de maio de 1934
Localização
Avenida Rui Barbosa, 1.820 - Bairro da Jaqueira - Recife - PE
Status Atual
Extinto
Mascote
Águia
Cores Oficiais
Azul, Vermelho e Branco - Tricolor
Estádio como Mandante
Estádio da Jaqueira - 3.000 Lugares (Demolido)
HISTÓRIA DO CLUBE
O Tramways Sport Club, foi um time de futebol pernambucano sediado na cidade do Recife, fundado em 24 de maio de 1934 após a fusão de três clubes que pertenciam a empresa Pernambuco Tramways & Power Com-pany Limited, eram eles:
  1. Aurora Sport Club (Escritório) - Filiado a ASDT;
  2. Tráfego Sport Club (Tráfego) - Filiado a ASDT;
  3. Tuyuty Força Sport Club (Oficinas e setor de Eletricidade) - Filiado a LPDT.
Após a fusão que ocorreu no bairro da Torre, o clube mudou-se para o Bairro da Jaqueira e teve como seu primeiro presidente Conrad Riebsch.

O Tramways possuía uma estrutura de grande clube, como o Estádio Parque da Jaqueira, com capacidade para 3 mil pessoas, que foi arrendado entre 1934 a 1943, localizado na Avenida Rui Barbosa, nº 1820 – Bairro da Jaqueira. Além de uma bela sede com quadras de tênis, vôlei, basquete, todas com refletores. Possuíam equipes de vôlei, basquete e futebol, e todas com categorias de base.

Escudo do Tramways publicado no jornal Diário da Manhã algumas semanas antes de sua fundação oficial acontecer - Redesenho José Henrique

Ainda no ano de 1934, o Tramways Sport Club disputou o Campeonato Pernambucano da Série Branca (Modelo primitivo de uma 2ª divisão) juntamente com os seguintes clubes:

  1. Atheniense Foot-ball Club;
  2. Auto Sport Club;
  3. Fluminense Foot-ball Club;
  4. Associação Athletica Grest Western;
  5. Israelita Sport Club;
  6. Varzeano Sport Club;
E o time do Tramways sagrou-se campeão invicto da competição com direito a grandes goleadas durantes os jogos, onde a que mais se destacou foi um estrondoso 10x0 sobre o Varzeano.
Time do Tramways em 1934 após a goleada de 10x0 sobre o Varzeano - Foto: Diário de Pernambuco

Com o título invicto o na Série Branca em 1934 o Tramways então garantiu vaga na Série Azul de 1935 (1ª Divisão) e na elite do futebol pernambucano, o Tramways SC participou sete vezes: 1935, 1936, 1937, 1938, 1939, 1940, 1941.

Time do Tramways em 1935 - Foto: Super Esportes

Logo na sua primeira participação o time Transviário mostrou que seria uma ‘pedra na chuteira’ dos adversários. Após terminar o Estadual empatado com o Santa Cruz (22 pontos), e no primeiro jogo um empate em 4 a 4, o Tramways só foi cair no último e derradeira partida, ao perder por 5 a 2.  

A primeira conquista do Tramways na elite, em 1936, foi no último ano do futebol sendo tratado ainda como amador em Pernambuco. Mas, como se sabe, os times já costumavam se mover financeiramente nos vestiários. O livro “85 anos de bola rolando”, de Givanildo Alves, relata que o clube do bairro da Torre era o mais ativo. “Ninguém empregou tanto jogador quanto o Tramways”, diz a publicação. O Elétrico, na realidade, não se limitou a gastar com atletas. Também arrendou ao América o campo da Jaqueira, que ficava dentro do atual parque público, na zona norte da capital, e instalou iluminação para disputar jogos noturnos ainda no ano anterior ao primeiro título. Além disso, contratou o técnico Joaquim Loureiro, responsável por fazer uma equipe muito forte. 

Dentro desse cenário, o Diario de Pernambuco, que antes denunciara o interesse em pagar salários a atletas, publicou mais um artigo defendendo uma mudança imediata no futebol local. “Se Recife fechar as portas a esse surto progressista que se vislumbra, terá que ficar manietado a esse falso amadorismo porque, se alguns clubes têm, em seus quadros, verdadeiros amadores, que se sacrificam pela defesa de seus pavilhões, outros reclamam para si essa classificação de amadorismo, mas em seus quadros ostentam profissionais de todos os preços, alguns até sem qualidade para tal”, observou o cronista Prudencio de Lemos. 

Em meio à polêmica, o Tramways atropelou em campo. O Campeonato Pernambucano de 1936 foi disputado em dois turnos. A equipe participou de 13 partidas. Venceu 11 e empatou outras duas, marcando 69 gols. Antes mesmo de ter um jogo final, conquistou a competição. Os clubes, em comum acordo com a Federação  Pernambucana de Desportos, decidiram dar o Estadual por encerrado no dia 24 de outubro. Dessa maneira, a pontuação da rodada disputada dois dias antes garantiu o título no campeonato que ainda tinha Sport, Náutico, Santa Cruz, América, Flamengo-PE, Torre, Great Western e Íris.

Foto: Diário de Pernambuco

Mais uma vez, o ineditismo se fez presente na terceira campanha do Tramways na elite do Campeonato Pernambucano. O rótulo de favorito não pesou para o Esquadrão Elétrico. Pelo contrário. Veio mais um atropelo com 14 vitórias, um empate e 64 gols a favor. O time, mais uma vez, nem precisou disputar o certame até o fim. Com os pontos já garantidos, fez pressão para não encarar o Central na última rodada e correr o risco de perder a invencibilidade. Façanhas que lapidaram a imagem do primeiro bicampeão pernambucano invicto deixando para trás Sport, Náutico, Santa Cruz, América, Flamengo-PE, Íris, Central e Great Western em uma disputa que mudou a estrutura do futebol pernambucano para sempre. 

Em 1937, pela primeira vez, um jogador foi registrado como profissional na então Federação Pernambucana de Desportos. Apesar de ser um dos mais endinheirados, não foi o Tramways o protagonista da ação. Coube ao Central inscrever o zagueiro Luiz Zago, oriundo do futebol mineiro. O futebol como profissão também criou a figura do árbitro pago em Pernambuco. Surgiram, assim, novos personagens do futebol local como Argemiro Félix de Sena, que ficou conhecido como Sherlock.

A partir de 1938, o Esquadrão Elétrico começou a sentir o peso de manter um time de futebol no profissionalismo e a campanha ja começou a demonstrar isso e que apesar de terminar o certame no 3º lugar geral em o clube em 17 jogos perdeu 06, a derrota não acontecia desde o ano de 1935, nos anos seguintes o clube já não assustava os demais concorrente e de campanhas fracas e medianas o clube disuputou pela última vez o campeonato pernambucano no ano de 1941, quando o mesmo estava afundado em uma grave crise financeira, crise essa que atingiu vários outros clubes como por exemplo o América-PE, o Torre, a Great Western, o Flamengo do Recife, o clube após se afastar do campeonato estadual em 1941 faltando ainda 5 jogos a realizar, começou a disputar amistosos com clube amadores locais e sua retirada em definitivo do futebol profissional aconteceu no ano de 1943.
CRONOLOGIA EM COMPETIÇÕES OFICIAIS
Campeonato Pernambucano Série A1
7x - 1935, 1936, 1937, 1938, 1939, 1940 e 1941
Campeonato Pernambucano 2ª Divisão Amadora
1x - 1934
TÍTULOS OFICIAIS
Campeonato Pernambucano Série A1
2x - 1936 e 1937
Campeonato Pernambucano 2ª Divisão Amadora
1x - 1934
UNIFORMES DO CLUBE
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ESCUDOS ANTIGOS DO CLUBE
   

1937 - 1936 - 1935 - 1935/39 - 1934
FONTES DE PESQUISA
  1. BND
    Diário de Pernambuco, Diário da Manhã, Jornal Pequeno do Recife
  2. Site História do Futebol;
  3. RSSSF Brasil
  4. Futebol Nacional
  5. Arquivo Pessoal.
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