PAULISTA

PAULISTA
Nome Oficial
Paulista Football Club
Fundação
08 de março de 1915
Localização
Vila do Paulista, s/n, Bairro de Paulista (Atualmente cidade de Paulista) - Olinda
Status Atual
Extinto
Mascote
- - - - -
Cores Oficiais
Amarelo e Azul - Auriazulino
Estádio como Mandante
Estádio da Companhia de Tecidos Paulista - 1.500 Lugares
HISTÓRIA DO CLUBE
O Paulista Football Club foi uma agremiação da cidade de Olinda (PE). O Aurianil foi Fundado no dia 08 de Março de 1915,  por funcionários da CTP (Companhia de Tecidos Paulista), liderados pelos Coroneis Frederico Lundgren e Arthur Lundgren. Além de proprietário da fábrica, Frederico Lundgren era também presidente do clube.  As cores do clube (amarelo e azul) foi uma homenagem a Suécia, terra da família de Lundgren.
A sua Sede ficava localizada na Vila do Paulista, s/n, no Bairro do Paulista, em Olinda. Já o seu Estádio (Campo da CTP) era murado e com capacidade para 1.500 pessoas. No mesmo ano da sua fundação, o Paulista disputou o Campeonato da Segunda Divisão, organizado pela Liga Sportiva Pernambucana (LSP).
Time-base de 1915: A. Guimarães; Fred Yats (D. Anderson) e Lhi Wakefield; J. Narciso (E. Barton), Holding (J. Leeck) e D. Maia (R. Leech); A. Narciso, Thon, W. Concill (J. Holding), S. Dennerley e O. Guimarães.
Em 1916 e 1917, o Paulista fez as suas duas únicas participações no Campeonato Pernambucano da 1ª Divisão. Na sua estreia, a equipe Aurianil fez uma campanha modesta, terminando na 7ª colocação (foram seis jogos, com duas vitórias e quatro derrotas; marcando nove e sofrendo 17, saldo negativo de oito). As suas duas vitórias foi em cima da Casa Forte FC por 7 a 0 (07 de maio de 1916) e 2 a 1 (07 de setembro de 1916).
Time-base de 1916: Leeck; Pereira (Arthur) e Romeu (Chalmers); Fernando, Barton (F. Yates) e Hermogenes; Oswaldo (M. Vianna), Pires (Burton), Gregory, Baretto e J. Leech (Nelsino).
Na segunda e última participação, o Paulista foi goleado pelo Sport Recife por 4 a 1 (08 de abril de 1917) e depois caiu diante do Náutico por 3 a 2 (10 de junho de 1917). No seu terceiro jogo diante do Casa Forte FC, não compareceu e perdeu por W.O. A partir daí o clube desistiu da competição para nunca mais retornar.
Time-base de 1917: Paulo; Oswaldo e Chalmcrs; Anagan, Novaes e Barton; Baptista, Pedro, Ziezing, Barreto e Waldemar.

PS: Importante entender que Paulista era um mero bairro da cidade de Olinda até 1935, quando se emancipou e virou um Município. Paulista fica a 17 km da capital pernambucana, e, atualmente,  possui uma população de 319.769 habitantes, segundo o censo do IBGE de 2014.

Texto do Site História do Futebol
CRONOLOGIA EM COMPETIÇÕES OFICIAIS
Campeonato Pernambucano Série A1
2x - 1916 e 1917
TÍTULOS OFICIAIS
- - - - -
- - - - -
UNIFORMES DO CLUBE
.
ESCUDOS ANTIGOS DO CLUBE
.
FONTES DE PESQUISA
  1. BND;
    Diário da Manhã, Jornal Pequeno do Recife
  2. Site História do Futebol;
  3. RSSSF Brasil;
  4. Futebol Nacional;
  5. Arquivo Pessoal.
...................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuário do Futebol Pernambucano - 1909 - Subúrbios do Recife e cidades vizinhas

__DATA__ __MANDANTE__ _PLACAR_ __VISITANTE__ __LOCAL DO JOGO__ 18/07/1909 Great Western Railway ...