MONTE CASTELO

MONTE CASTELO
Nome Oficial
Monte Castelo Esporte Clube
Fundação
12 de setembro de 1945
Localização
Itambé - PE
Status Atual
Amador
Mascote
- - - - -
Cores Oficiais
Branco e Preto - Alvinegro
Estádio como Mandante
(Municipal) José Pereira de Andrade - 4.000 lugares
HISTÓRIA DO CLUBE
O Monte Castelo Esporte Clube, é um time de futebol pernambucano, sediado na cidade de Itambé, que está localizada na Zona da Mata Norte de Pernambuco, fazendo divisa com o estado da Paraíba.
O time do Monte Castelo foi fundado no dia 12 de setembro de 1945, o nome do clube é uma homenagem a grande vitória conquistada pela Frota Expedicionária Brasileira (FEB) no Monte Castelo na Itália, na 2ª guerra mundial, quando depois de quatro tentativas nosso exército conseguiu tomar o Monte dos Soldados Alemães e Italianos. Assim, logo após sua criação o time foi conquistando torcedores locais e a paixão da cidade, onde seus diretores e jogadores se orgulhavam por ser o clube mais tradicional da cidade de Itambé.
Time do Monte Castelo na década de 1960 - Foto: Lauro Ramos (Facebook)

Sua tradição era muito bem representada em campo, pois o clube detinha muitas vitórias e conquistava títulos regionais, inclusive fazendo amistosos no estado da Paraíba, contudo a maior investida do clube no futebol do estado, foi no ano de 1973, na então Copa Eraldo Gueiros (Copa do Interior de Clubes), onde participavam os clubes campeões de cada Liga municipal filiada a Federação Pernambucana de Futebol.
Time do Monte Castelo em 1973 - Foto: Arquivo Pessoal

O Monte Castelo caiu em um grupo relativamente complicado, era o Grupo 7, que contava também com a DR-5 (Grêmio da Celpe) da cidade de Goiana, o Palmeiras de Paulista, o time do Caxangá AC de Recife e o supercampeão suburbano o Locomoção EC de Jaboatão dos Guararapes.
O Alvinegro Itambeense não conseguiu realizar uma boa campanha e foi eliminado logo na primeira fase, logo após a competição o clube voltou suas atenções para o campeonato citadino onde seguiu disputando as competições locais até meados dos anos 2000, quando manteve também o time de futsal chegando a conquistar alguns títulos também nesta modalidade.
Durante sua época em que esteve em atividades, o time do Monte Castelo mandava seus jogos no Estádio José Pereira de Andrade, de capacidade para pouco mais de 3.000 torcedores.
O time foi o mais tradicional da cidade de Itambé, sempre levando multidões aos seus jogos, conquistando várias vitórias e títulos na cidade, chegando a ser o único clube local que entrou em uma competição estadual oficial.
CRONOLOGIA EM COMPETIÇÕES OFICIAIS
Copa do Interior (Clubes)
1x - 1973
Taça União
1x - 2019
Campeonato da Liga Itambeense
Décadas de 1970, 1980 e 1990
TÍTULOS OFICIAIS
Campeonato da Liga Itambeense
3x - 1972, 1984, 1985
UNIFORMES DO CLUBE
2023
1960s/1970s
 
ESCUDOS ANTIGOS DO CLUBE
FONTES DE PESQUISA
  1. BND;
    Diério de Pernambuco
  2. Arquivo Pessoal;
  3. Ex-Presidente do clube Sr. Antônio Paiva Filho.
Redesenho dos escudos: 
Atual, José Henrique M. Feitosa;
Antigo, Renato Zaraskys.
...................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuário do Futebol Pernambucano - 1909 - Subúrbios do Recife e cidades vizinhas

__DATA__ __MANDANTE__ _PLACAR_ __VISITANTE__ __LOCAL DO JOGO__ 18/07/1909 Great Western Railway ...