MAGUARY

MAGUARY
Nome Oficial
Associação Atlética Maguary
Fundação
01 de maio de 1971
Localização
Bonito-PE
Status Atual
Em atividade
Mascote
Ave Maguary
Cores Oficiais
Azul e Branco (Alviazulino)
Estádio como Mandante
(Municipal) Arthur Tavares de Melo - 4.000 torcedores
HISTÓRIA DO CLUBE
A Associação Atlética Maguary (conhecida popularmente como Maguary), é um clube de futebol brasileiro do município de Bonito, no estado de Pernambuco. Foi fundado em 1 de maio de 1971 e suas cores oficiais são o azul e branco. A princípio, o clube foi fundado como diversão para os funcionários das Indústrias Alimentícias Maguary, fabricante e exportadora de sucos do município bonitense.
Tem como modalidade esportiva principal o futebol, sendo considerado como um dos times mais tradicionais do futebol pernambucano. O Maguary foi um clube de grande importância para o futebol amador pernambucano na década de 1970. Em 1977, foi realizado o que seria o primeiro campeonato da Segunda Divisão do Campeonato Pernambucano de Futebol, posteriormente conhecida como Série A2. Competição esta, feita exclusivamente para os clubes que não estavam qualificados ou não cumpriam as exigências da Federação Pernambucana para disputarem a primeira divisão e cujo clube sagrou-se como primeiro campeão, dessa edição.
Time do Maguary, campeão em 1977 - Foto: Diário de Pernambuco
Em toda sua história, o clube teve uma única participação no campeonato o que culminou no título estadual. No ano seguinte, em 1978, o campeonato foi suspenso devido à falta de investimentos e só retornou 18 anos após ter sido realizada a primeira edição. Neste meio tempo, em quase duas décadas o clube era lembrado como "Primeiro Campeão Pernambucano da Série A2" do estadual e entre os anos de 1980 à 1990, o clube se licenciou e encerrou suas atividades profissionais, se afastando se competições oficiais organizadas pela federação.
Em 5 de maio de 2021, com anuncio de seus atuais dirigentes; Ytalo Pontes e Carlos Maurício Figueiredo, o Maguary foi reativado e poderá disputar competições oficiais, onde retornou oficialmente aos gramados pela Série A2 Pernambucana no ano de 2022, conseguindo ficar 3º lugar e garantindo o acesso para a elite pernambucana no de 2023.
CRONOLOGIA EM COMPETIÇÕES OFICIAIS
Campeonato Pernambucano Série A1
2023
Campeonato Pernambucano Série A2
1977
Torneio Incentivo
1978
Campeonato Bonitense
Década de 1980
TÍTULOS OFICIAIS
Campeonato Pernambucano Série A2 - 1977;
Torneio Incentivo - 1978;
Campeonato Bonitense - 1981.
UNIFORMES DO CLUBE
1977

FONTES DE PESQUISA
  1. Biblioteca Nacional Digital;
    Diário de Pernambuco
  2. Site História do Futebol; (https://historiadofutebol.com/blog/?p=69923)
  3. Futebol Nacional;
Redesenho do Escudo: José Henrique
...................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuário do Futebol Pernambucano - 1909 - Subúrbios do Recife e cidades vizinhas

__DATA__ __MANDANTE__ _PLACAR_ __VISITANTE__ __LOCAL DO JOGO__ 18/07/1909 Great Western Railway ...