LEÃO XIII

LEÃO XIII DE CATENDE
Nome Oficial
Clube Operário de Cultura Leão XIII
Fundação
13 de setembro de 1941
Localização
Avenida Presidente Getúlio Vargas, nº 69 - Bairro do Centro - Catende
Status Atual
Extino
Cores Oficiais
Azul e Branco (Alviazulino)
Estádio como Mandante
(Municipal) Anteógenes Chaves (Campo do Leão XIII) - 3.000 Torcedores;
HISTÓRIA DO CLUBE
O Clube Operário de Cultura Leão XIII é um clube Social e amador que foi fundado em 1941 e estava localizado na cidade de Catende, na Zona da Mata Meridional Pernambucana.

Tem como modalidade esportiva principal o futebol e é um dos clubes mais tradicionais do futebol catendense ao lado da Usina Catende. Nas décadas de 1940 e 50, além de jogar com os times locais, jogou com vários times do interior de Pernambuco, Alagoas e Paraíba, jogou várias vezes com o Santa Cruz, Náutico e Sport. Também chegou a jogar com o Madureira do Rio de Janeiro. A História da da equipe ‘Alvi-azulina catendense’ ganhou o primeiro rabisco no começo de 1941, quando o coletor estadual Jaime Albuquerque, recém chegado a Catende, percebendo a inexistência da prática de esportes, teve a ideia de criar um time de futebol. Jaime falou do seu desejo com Pelópidas Soares, que de imediato aprovou sua ideia e em pouco tempo mais catendenses aderiram, dentre eles o prefeito Álvaro Lins e o promotor Dr. Melquiades Montenegro. A Usina Catende, também viu com bons olhos.

Com isso, foi fundado no dia 13 de setembro de 1941, na sede da R.C.A. (Rádio Cultural Artística, localizada na Rua Bela Aurora) com a presença de vários operários da Usina Catende e de várias pessoas da sociedade, entre elas Manoel Soares, Dr. Melquiades Montenegro, Manoel de Barros, João Candido, Pelópidas Soares, Sebastião Félix e Diocleciano dos Santos. Jaime expôs sua ideia de criação de uma associação que não cuidasse apenas de futebol, mas também de estudos sociais, que logo foi aceita por todos os presentes. Ficou acertada a contribuição semanal por parte dos sócios, o valor de 100 réis (depois voluntariamente, todos concordaram em dar 200 reis). Manoel Soares sugeriu que o centro esportivo cultural, fosse chamado “Centro Operário de Cultura” e o Dr. Melquiades Montenegro, acrescentou “Leão XIII” em homenagem ao Papa autor da Encíclica Rerum Novarum, ficando a nova associação denominada “Centro Operário de Cultura Leão XIII”, com o objetivo de desenvolver intelectualmente os jovens e os operários de Catende, ensinado noções de moral, religião, medicina e educação física.

Seu primeiro presidente foi o serralheiro mecânico e chefe das oficinas da Usina Catende, Manoel de Barros e Silva, tendo Jaime Albuquerque como Diretor de Desportos e Técnico do time. O Leão XIII funcionava em uma casa na Rua da Saudade, 87, com reuniões regulares e uma biblioteca (registrada no Instituto Nacional do Livro, sob o nº 4.924, em maio de 1952), além de serviços médicos gratuitos para seus associados.

Os jogos eram realizados no Campo da Saudade, localizado na mesma rua, que teve seu muro construído em 1945. Em comemoração ao 5º aniversário de fundação do Centro, no dia 13 de setembro de 1946, foi lançada a pedra fundamental da construção da sua sede. A partir de 1947, o Leão XIII, podia enfrentar qualquer time do interior de Pernambuco e da capital, pois estava filiado à Federação Pernambucana de Desportos (FPD).

  • Bens e acomodações
  1. Sede
    A inauguração da Sede Social do Leão XIII aconteceu no dia 1 de maio de 1948, um majestoso prédio, doado pelo Sr. Antônio Ferreira da Costa Azevedo (Seu Tenente).[7] Grande festa houve em Catende neste dia, missa, desfile das escolas, dos escoteiros e da Filarmônica Catendense que tocou o hino do Leão XIII, várias girândolas, discursos e baile. A fita simbólica foi cortada pela Sra. Maria de Lourdes de Azevedo (esposa do Dr. João da Costa Azevedo), abrindo as portas da nova sede aos operários de Catende. A sede foi benta pelo vigário da paróquia, padre Antonio de Barros.
    Em 1949, à arrecadação semanal do Leão XIII, era de 800 a 900 cruzeiros, sendo descontado 1 cruzeiro por associado. Dessa arrecadação, era feito o pagamento ao gerente, zelador da sede e campo, prêmios aos jogadores, promoção de festas e jogos como também a compra de materiais desportivos.
    Com a morte do Tenente em 1950, o C.O.C. Leão XIII prestou uma justa homenagem ao seu grande benfeitor, em ocasião da inauguração do Salão Nobre do Clube, onde foram colocadas fotografias do Sr. Costa Azevedo e do patrono do Clube, o Papa Leão XIII. Também o Campo da Saudade, passou a ser chamado Estádio Costa Azevedo. Ao longo dos anos, o Leão XIII organizou vários concursos, como o Miss Beleza e Miss Primavera. No assunto futebol, o Leão XIII, foi um verdadeiro sucesso. Em seus quadros, passaram grandes jogadores, entre os quais, o goleiro Teobaldo que chegou a ser campeão pernambucano, pelo Santa Cruz em 1946 (também foi goleiro do Náutico), Nelson, Geraldo e Everaldo que também jogaram pelo Sport.

    Sede do Leão XIII na década de 1960

    Em junho de 1985, a Usina Catende doou ao C.O.C. Leão XIII, a sua sede, o terreno, como também o terreno e as benfeitorias da quadra de esportes, sendo presidente na época, Hélio Luiz F. Galvão.


  2. Estádio
    O primeiro estádio oficial do Leão XIII de fato fora o Campo da Saudade. Que foi rebatizado de Estádio Costa Azevedo, em homenagem ao seu bem feitor Antônio Ferreira da Costa Azevedo (Seu Tenente). Sua capacidade era de 1.500 pessoas, estádio pequeno e acanhado que era um trunfo para a agremiação. Atualmente em partidas locais, manda seus jogos no estádio Anteógenes Chaves. O estádio tem uma capacidade de 3 mil pessoas e é utilizado também pela Usina Catende Futebol Clube, que o utilizava em competições oficiais como a Série A3 do Campeonato Pernambucano de Futebol. Escudo Desde os primeiros jogos disputados, o escudo do Leão XIII tinha um design simples. O primeiro escudo era formado por um circulo com uma bandeira no centro, todos na cor azul. No centro da bandeira, havia uma faixa na cor branca com as iniciais C.O.C e o nome Leão XIII, na cor azul. Posteriormente, o escudo atual lembra o design da Usina Catende. Um escudo mais moderno com detalhes em azul, com tonalidades mais clara e escura, que remete a origem do clube e a Usina Catende, com dois ramos de Cana-de-açúcar.

O Clube Operário de Cultura Leão XIII desde a sua fundação até os dias atuais sempre utilizou as cores azul e branco.
1º - Camisa com listras verticais em branco com detalhes em azul nas mangas, calção e meias azuis;
2º - Camisa azul com detalhes em branco nas mangas, calção azul com tonalidade mais escura e meias branca com uma faixa azul;
3º - Camisa, calção e meias com detalhes azuis. No segundo uniforme tinha estampado no meio, o nome do clube com o nome do município logo abaixo.

O Leão XIII participou do Campeonato Interno de Futebol de Catende, em 1947, onde foi campeão. Em 1958, foi o Campeão do 1º Campeonato de Futebol das Usinas de Pernambuco. A decisão foi realizado numa “Melhor de três”. Após os três jogos terem terminado empatado, a partida foi para a prorrogação. Logo aos 6 minutos da etapa inicial, o atacante Mouco marcou o gol do título.

Time do Leão XIII na final do Certame das Usinas em 1958 - Foto: Diário de Pernambuco


1º Campeonato de Futebol das Usinas de Pernambuco
Ficha técnica.
COC LEÃO XIIII:Curao; Machado e Agrelli; Zé Bom, Luiz e Lamparina; Mouco, Pernambuco, Doga, Heraldo e Pitota. Técnico: Teobaldo Silva.
DESTILARIA: Purancy; Vavá e Ferreira; Austrúlio, Quati e Walderico; Arnaldo, Dedé, Dadá, Nelson e Brasileiro.
ÁRBITRO: Argemiro Fêlix de Sena.
LOCAL: Estádio dos Aflitos, Recife
DATA: Domingo, 28 de dezembro de 1958.

Durante as décadas de 1960, 1970 e 1980 o Alviazulino de Catende se concentrou apenas em disputar partidas amistosas contra clubes profissionais e amadores da região, dentre os profissionais da época o Leão XIII enfrentou o Atlético Caruaru, Central, Time misto do Santa Cruz, América do Recife, Sete de Setembro de Garanhuns e dentre os amadores vale destacar a Seleção de moreno, o Centro Esportivo de Camaragibe dentre muitos outros.

No ano de 2000 o Clube estreou na Copa Intermunicipal de Clubes Campeões (antiga 3ª divisão Pernambucana), e em seu ano de estreia, o Leão XIII enfrentou na 1ª fase o time do Cinco Estrelas de Garanhuns, e passou com certa facilidade ao vencer os jogos de Ida e volta pelo placar de 3x0, o clube foi eliminado na 2ª fase pelo time do Gameleira.

No ano de 2002, foi o ano da sua última participação na competição e mais uma vez foi eliminado na 2ª  fase, na 1ª fase o Leão XIII enfrentou o time de São joão e onde em um placar agregado o clube passou por 4x1, e na 2ª fase o clube foi eliminado pelo Independente de Pesqueira.

Com a extinção da 3ª divisão pela FPF-PE o clube entrou no ostracismo e encerrou suas atividades, restando apenas a sua gloriosa história como aquele que foi um dos maiores clubes da cidade de Catende.
CRONOLOGIA EM COMPETIÇÕES OFICIAIS
Copa Intermunicipal de Clubes Campeões das Ligas Amadoras
2000 e 2002;
Campeonato Pernambucano das Usinas de Açúcar
1958;
Campeonato da Liga de Catende
Década de 1940
TÍTULOS OFICIAIS
Campeonato da Liga de Catende - 1947.
ESCUDOS ANTIGOS DO CLUBE
UNIFORMES DO CLUBE
1940's195819742000
FONTES DE PESQUISA
  1. Biblioteca Nacional Digital;
    Diário de Pernambuco
    Diário da Manhã
  2. RSSSF Brasil;
  3. Futebol Nacional;
  4. Site História do Futebol;
  5. Facebook (página Rastro de Notícias)
Redesenho do Escudo: José Henrique
Redeenho do Escudo Antigo: Sérgio Melo

Redesenho dos Uniformes: José Henrique
...................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuário do Futebol Pernambucano - 1909 - Subúrbios do Recife e cidades vizinhas

__DATA__ __MANDANTE__ _PLACAR_ __VISITANTE__ __LOCAL DO JOGO__ 18/07/1909 Great Western Railway ...