JAGUAR

JAGUAR
Nome Oficial
Associação Desportiva Jaboatão dos Guararapes
Fundação
12 de fevereiro de 2012
Localização
Jaboatão do Guararapes-PE
Status Atual
Em atividade
Mascote
Jaguar
Cores Oficiais
Azul, Vermelho e Branco (escudo) e Azul e Branco (Uniformes)
Estádio como Mandante
Municipal Jefferson de Freitas - 2.000 lugares (demolido);
Municipal Gileno D'Carli - 5.439 lugares (Cabo de Santo Agostinho);
HISTÓRIA DO CLUBE
A Associação Desportiva Jaboatão dos Guararapes (conhecido simplesmente por Jaguar, cuja origem é explicada pelas primeiras sílabas da cidade, de monogramo ADJG) é um clube brasileiro de desportos, sediado na cidade de Jaboatão dos Guararapes, no estado de Pernambuco. Fundado em 13 de fevereiro de 2012, por José Hemetério Do Rego Barretto Neto.
A Associação Desportiva Jaboatão dos Guararapes , iniciou suas atividades profissionais depois de alguns anos disputando campeonatos amadores, o Jaguar – junção de “Ja” (Jaboatão) e “Guar” (Guararapes) – fez a sua estreia no profissionalismo na segunda divisão do Campeonato Pernambucano de Futebol de 2012, com o apoio da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, a equipe tem como presidente Zeca Barretto.
No ano de 2012 a equipe estreou na segunda divisão do pernambucano, ficando em 10º com 5 vitórias , ainda no ano de 2012 o Jaguar disputou a Copa Pernambuco onde ficou em 6º tendo uma partida histórica contra o Santa Cruz onde perdeu de 4x3. Na temporada 2013 a equipe disputou a Série A2 do Pernambucano e terminou em 8º. Em 2014 o Jaguar disputou a Série A2 do Pernambucano e o Sub/20.
Historicamente, o principal palco da cidade sempre foi o Estádio Jefferson de Freitas, embora seja extremamente acanhado para o tamanho de Jaboatão. Segundo a última aparição no Cadastro Nacional de Estádios da CBF, em 2016, seriam apenas 2 mil lugares no local encravado no meio do antigo centro do município. Lá, o América do Recife jogou em “casa” nas décadas de 80 e 90, incluindo jogos da primeira divisão, com o local caindo no ostracismo e vindo a ser demolido para criação de um parque.
O clube jaboatonense retornou as atividades no futebol profissional no ano de 2022, quando participou do Campeonato Pernambucano da Série A2, neste ano de 2023 o clube foi beneficiado com a desistência do Caruaru City da Série A2 e disputará o certame novamente, e a exemplo de 2022 o clube mandará seus jogos no Estádio Gileno D'Carli na cidade vizinha do Cabo de Santo Agostinho.
CRONOLOGIA EM COMPETIÇÕES OFICIAIS
Campeonato Pernambucano Série A2
5x - 2012, 2013, 2014, 2022 e 2023;
Copa Pernambuco
1x - 2012;
TÍTULOS OFICIAIS
- - - - -
- - - - -
UNIFORMES DO CLUBE
.
FONTES DE PESQUISA
  1. Wikipédia;
  2. RSSSF Brasil;
  3. Futebol Nacional;
  4. Arquivo Pessoal;
...................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuário do Futebol Pernambucano - 1909 - Subúrbios do Recife e cidades vizinhas

__DATA__ __MANDANTE__ _PLACAR_ __VISITANTE__ __LOCAL DO JOGO__ 18/07/1909 Great Western Railway ...