Flamengo de Arcoverde

FLAMENGO DE ARCOVERDE
Nome Oficial
Flamengo Sport Club de Arcoverde
Fundação
01 de maio de 1959
Localização
Arcoverde - PE
Status Atual
Em atividade
Mascote
Tigre
Cores Oficiais
Vermelho e Preto (Rubro-negro)
Estádio como Mandante
(Municipal) Áureo Bradley - 3.000 Torcedores
HISTÓRIA DO CLUBE
A história do Flamengo de Arcoverde, começa no dia 1 de maio de 1959, pelo arcoverdense Salatiel Silva e seus irmãos. O clube na época era conhecido como Vingador Futebol Clube. Depois, a agremiação começou a se popularizar e passou a se chamar de América Futebol Clube. O clube ao disputava as competições locais, não ganhava para nenhum time, por conta dessa sina, um grupo de amigos que eram torcedores do Flamengo do Rio, e também do Sport Recife, resolveram fundar na época o Flamengo Sport Clube de Arcoverde. A partir dos anos 1990, foi que o clube ganhou projeção estadual no futebol profissional.
Logo após ter a questão do nome do clube resolvida, o Flamengo de Arcoverde foi inscrito na Liga de Arcoverde, entidade essa que reunia as agremiações futebolísticas da cidade e promovia a competição entre elas. Nesta competição o clube faturou 16 títulos, 14 vice-campeonatos e ainda um bi-campeonato da taça de Arcoverde. Tamanha representativa, por se demonstrar uma grande força do futebol amador no interior de Pernambuco, o clube foi convidado pela Federação Pernambucana de Futebol para disputar um torneio seletivo que ficou conhecido como a primeira edição da segunda divisão estadual, a Série A2 de 1977, seria essa a primeira participação em uma competição oficial a nível estadual do rubro-negro sertanejo.
A competição foi disputada por dez clubes em turno único e todos os times jogaram entre si uma única vez, foram convidadas as equipes que tinham condições não só de conquistar o título, mas também tinha a capacidade de entrar no campeonato profissional da 1ª divisão do pernambucano, o torneio foi um sucesso de público no interior, pois as principais forças amadoras estavam presentes. O Flamengo fez uma boa campanha, ganhou três partidas, empatou três e perdeu três. Apesar do sucesso, a segunda divisão estadual só viria a ser disputada novamente em 1995, porém, outras competições foram criadas nesse meio tempo, a principal delas foi a Copa do Interior onde o Tigre do Moxotó também participou.

O INÍCIO NO FUTEBOL PROFISSIONAL
O ano em que o Flamengo de Arcoverde se profissionalizou foi em 1993, com isso veio a filiação junto a FPF que no começo da década de 1990 tinha como grande meta a interiorização do futebol pelo estado de Pernambuco, no ano seguinte veio o convite para a disputa do estadual, em 1994, essa seria sua primeira aparição na elite do campeonato pernambucano. Na competição o Tigre do Sertão ficou na chave com os times do Porto da cidade e Caruaru, Casa Caiada do Recife, Ferroviário do Recife e Sete de Setembro de Garanhuns. A equipe fez uma campanha mediana, não conseguindo passar de fase, mas já deixou sua marca na competição com 3 vitórias.
O ano de 1996 estava reservado para a equipe sertaneja, na disputa da segunda divisão do campeonato pernambucano, a competição foi dividida em turnos e o Flamengo fez uma campanha irretocável, terminou em 1º lugar no primeiro turno, como também fez ótima campanha no segundo, a equipe foi para a grande decisão com a vantagem de jogar por dois resultados iguais, e foi o que aconteceu, com um empate em 1 a 1 em Arcoverde com o 1º de Maio e outro empate pelo mesmo placar em Petrolina, a equipe do Flamengo de Arcoverde se tornava pela primeira vez campeão a nível estadual com o título da Série A2 de 1996, garantindo novamente seu retorno à elite do campeonato estadual e de quebra também conseguindo uma vaga para participar pela primeira vez de uma competição nacional.
A competição estadual de 1997 teve um regulamento confuso, porém comum nas competições organizadas naquela década, havia dois turnos, sendo que em cada turno havia duas fases, o clube que vence três das quatro fases garantia o título do ano de maneira antecipada. Outro ponto do campeonato era que empates com gols valiam mais do que sem gols: 2 e 1, respectivamente. O Flamengo de Arcoverde queria mais do que tudo, a permanência na divisão, que foi alcançada sem sustos. Na primeira fase do primeiro turno, a equipe ficou em terceiro lugar, com nove pontos, três a mais que o Ypiranga, garantindo vaga entre os “salvos do rebaixamento”. Isso por que, os três piores dos dois grupos da primeira fase iriam disputar o Hexagonal do Rebaixamento, onde duas equipes eram rebaixadas. Com isso o Tigre do Moxotó garantiu sua permanência, ficando por mais dois anos de maneira ininterrupta na primeira divisão estadual. Ainda em 1997, o clube participou pela primeira vez em sua história de uma competição em âmbito nacional, foi a disputa do Campeonato Brasileiro da Série C, última divisão nacional na época. Foi nesse ano que o Estádio Municipal Áureo Howard Bradley e a cidade de Arcoverde receberam a primeira partida a nível nacional, no dia 03/09/1997, um empate com a equipe do Centro Limoeirense pelo placar de 1 a 1, e no dia 14/09/1997 veio a primeira vitória diante da equipe do Juazeiro (BA) pelo placar de 2 a 1. Apesar dos resultados, a equipe não alcançou a classificação para a fase seguinte, ficando em 55º na pontuação geral.

O TIGRE DO SÉCULO XXI
Após os feitos nos anos 1990, o clube passou por altos e baixos no início dos anos 2000, após o rebaixamento em 1999 a equipe continuou lutando para voltar a elite do futebol pernambucano por mais 4 anos mas não vinha tendo destaque em suas campanhas, após esse período o clube se afastou das competições futebolistas, só voltando a disputar a série A2 em 2008 e 2009, mas não fez boa campanha, ficando na 11º posição na classificação geral nas duas temporadas e em seguida se licenciando das competições mais uma vez.
Após o sucesso a nível estadual e nacional de outros clubes do sertão pernambucano, a população da cidade de Arcoverde viu a necessidade de ser novamente representada por um clube da terra. Em 2013 o Flamengo de Arcoverde ensaiou uma volta ao futebol estadual, e participou da segunda divisão naquele ano, mas uma nova campanha ruim na fase de grupos fez com que o time suspendesse as atividades e não participando da temporada seguinte, para que o clube passasse por uma renovação.
No ano de 2015 o Flamengo estava de volta as competições, mais forte e bem organizada, fez boa campanha ainda no mesmo ano, mas em 2016 veio a redenção rubro-negro, após uma 1ª fase com 5 vitórias, 2 empates e 1 derrota, o Tigre do Moxotó passou para a fase seguinte, no mata-mata, deixou para trás as equipes do Íbis e Cabense chegando a grande final. Na decisão enfrentou a equipe de melhor campanha em jogo único na casa do adversário, o Afogados da Ingazeira, mas a equipe não se intimidou e venceu a partida pelo placar de 2 a 1 garantindo o segundo título de campeão pernambucano da Série A2 de 2016, além de garantir o retorno a elite do futebol pernambucano.
Em 2017, a equipe completou 23 anos da estreia no Pernambucano e 20 da participação na Série C. O retorno já era emblemático e se tornou maior. Depois de uma primeira fase, onde ficou perto das duas vagas pela “corrida do título” devido as regras da competição o clube teve que jogar a fase seguinte no “hexagonal da permanência”, mas sempre olhando para o primeiro lugar, que dava a vaga para o terceiro representante do estado na Série D 2018. Com uma ótima campanha nessa fase, o Flamengo ficou em primeiro e garantiu sua volta para a disputa das competições nacionais.
Na temporada de 2018 a equipe não teve o mesmo ímpeto da anterior, apesar do título na Taça Evandro Carvalho (homenagem ao presidente da FPF)  pelo placar de 6 a 0 contra a equipe do Íbis, a equipe não fez uma boa temporada, mas conseguiu evitar o rebaixamento no campeonato pernambucano com 6 empates, 3 derrotas e só 1 vitória. O desempenho do estadual foi o reflexo de uma campanha ruim no nacional, com 1 vitória, 1 empate e 4 derrotas.

NOVA GESTÃO - O FLAMENGO DE ARCOVERDE SE TORNA A 1º SAF DO ESTADO DE PERNAMBUCO.
O Flamengo de Arcoverde se tornou a primeira SAF da história do futebol pernambucano. Com documentação entregue em abril na Federação Pernambucana de Futebol (FPF) e protocolada recentemente pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Flamengo de Arcoverde é o primeiro clube do Estado de Pernambuco a se tornar Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
Para o presidente estatutário do clube sertanejo, Gabriel Castilho, de 34 anos, o processo de SAF abre caminho para o futebol moderno. “Estamos felizes que agora é oficial, o Flamengo de Arcoverde é a primeira SAF do Estado. É uma honra poder abrir portas e mostrar que vale a pena e que os outros clubes podem vir nessa onda de futebol moderno, evoluir em todos os aspectos/vertentes desse esporte tão maravilhoso”.
O escudo do Fla de Arcoverde já sofreu algumas variações ao longo de sua história, assim como, a maioria dos clubes. Sua última e definitiva atualização ocorreu em jun.2021, essa data marcou também sua atual gestão, liderada pelos parceiros de negócios Gabriel F. Castilho (Gestor/Presidente do Clube) e Ricardo Valério (Consultor/empresário de futebol). O seu novo Escudo é moderno e conta com o protagonismo de suas cores rubro-negras e seu mascote, o “TIGRE DO SERTÃO” - ainda mais em destaque.
O projeto agora consiste em construir um centro de treinamento de excelência esportiva, em terreno de 8 hectares, com o propósito de formar atletas. Atuar em médio e longo prazo como um time referência no nordeste, naquilo que se refere: transformar vidas de atletas e evoluir comunidade a seu redor.
CRONOLOGIA EM COMPETIÇÕES OFICIAIS
Brasileirão Série C
1x - 1997;
Brasileirão Série D
1x - 2018;
Campeonato Pernambucano Série A1
7x - 1994, 1997, 1998, 1999, 2017, 2018 e 2019;
Campeonato Pernambucano Série A2
12x - 1977, 1996, 2000, 2001, 2002, 2008, 2009, 2013, 2015, 2016, 2022 e 2023;
Copa Pernambuco
6x - 1994, 1995, 1996, 1997, 1998 e 2011;
Copa do Interior (Clubes)
2x - 1980 e 1981;
Campeonato da Liga Arcoverdense
Décadas de 1960, 1970, 1980 e 1990;
TÍTULOS OFICIAIS
Campeonato Pernambucano Série A2
2x - 1996 e 2016
Campeonato da Liga Arcoverdense
16x - 1993 (data confirmada apenas o de 1993)
ESCUDOS ANTIGOS DO CLUBE
     

FONTES DE PESQUISA
  1. Site Oficial do Clube;
  2. RSSSF Brasil;
  3. Futebol Nacional;
  4. Biblioteca Nacional Digital;
    Diário de Pernambuco
  5. Site História do Futebol;
  6. Arquivo pessoal;
...................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuário do Futebol Pernambucano - 1909 - Subúrbios do Recife e cidades vizinhas

__DATA__ __MANDANTE__ _PLACAR_ __VISITANTE__ __LOCAL DO JOGO__ 18/07/1909 Great Western Railway ...