Araripina

ARARIPINA
Nome Oficial
Araripina Futebol Clube
Fundação
11 de setembro de 2008
Localização
Araripina-PE
Status Atual
Licenciado
Mascote
Bode do Araripe
Cores Oficiais
Amarelo e Azul - Auriazulino
Estádio como Mandante
(Municipal) Gilson Tiburtino de Souza (Chapadão do Araripe) - 5.400 lugares
HISTÓRIA DO CLUBE
O Araripina Futebol Clube, é um clube esportivo brasileiro que tem como modalidade principal o futebol, fundado em 2008 com sede no município de Araripina no interior de Pernambuco. No futebol, é um dos clubes com grande destaque no futebol pernambucano, sendo que, seu principal título de destaque é o Campeonato do Interior em 2011. As cores oficiais do clube, são o azul e o amarelo dourado, tendo o branco como detalhe. Historicamente, o bodão tem como principais rivais o Petrolina e o Salgueiro, onde se tem o Clássico das Torcidas. Recentemente, o Araripina ganhou um possível rival local, o Sport Club Araripina, clube fundado em 21 de julho de 2018 pelo ex-jogador Felipe Araripina que já jogou pelo bode.
Em 2009 com menos de um ano de existência, o Araripina se tornou vice-campeão da Série A2 e conquistou com mérito uma vaga na primeira divisão do campeonato pernambucano. No ano seguinte, o clube fez uma péssima campana em seu primeiro ano na elite. O clube ficou em nono com um aproveitamento de 36% e a quarta pior defesa com. Em 2011, o bodão aprendeu a jogar a primeira divisão e fez sua melhor campanha, já na primeira fase, termina na oitava colocação com um aproveitamento de 36,36 % de aproveitamento classificando para a decisão do título de Campeão do Interior Pernambucano, onde se sagrou campeão. Já na classificação geral, o Araripina terminaria o campeonato com um aproveitamento de 37,88 % (8 vitorias, 7 empates e 11 derrotas). Já 2012, foi um ano para ser esquecido, a equipe acabou sendo rebaixada com a pior marca de sua história de 26% de aproveitamento na competição, terminando em decimo primeiro e foi rebaixado pela primeira vez desde que foi promovido em 2009.
Em 2015, foi o ultimo ano do Araripe em competições oficiais. A equipe passou três logos anos amargando a segunda divisão, onde passou a ter problemas financeiros e em 23 de setembro, com derrota de 0 a 1 contra o Afogados da Ingazeira, o clube disputou sua última competição profissional. Tentou retornar em 2018, mas infelizmente não pode participar devido ao não cumprimento das normas da Federação Pernambucana que o adequaria a participar novamente de uma competição oficial. Em 2023, a prefeitura readequou totalmente o estádio Chapadão do Araripe e chegou a ter conversas com a FPF para um possivel retorno do Araripina FC na Série A3 estadual, o que não aconteceu.
CRONOLOGIA EM COMPETIÇÕES OFICIAIS
Campeonato Pernambucano Série A1
3x - 2010, 2011 e 2012;
Campeonato Pernambucano Série A2
4x - 2009, 2013, 2014 e 2015;
TÍTULOS OFICIAIS
- - - - -
- - - - -
UNIFORMES DO CLUBE
.
ESCUDOS ANTIGOS DO CLUBE
FONTES DE PESQUISA
  1. Wikipedia;
  2. Futebol Nacional;
  3. RSSSF Brasil;
  4. Arquivo Pessoal.
...................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuário do Futebol Pernambucano - 1909 - Subúrbios do Recife e cidades vizinhas

__DATA__ __MANDANTE__ _PLACAR_ __VISITANTE__ __LOCAL DO JOGO__ 18/07/1909 Great Western Railway ...